Como estimular seu bebê?


Ajudando no desenvolvimento dos pequenos.


Sabemos que cada pessoa se desenvolve em um ritmo diferente, contudo com os bebês não é diferente!

Olá pessoal, tudo bem?
 Os bebês de hoje em dia jé nascem tão espertinho, meus pais mesmo dizem que antigamente as crianças abriam os olhos depois de um mês pra mais. E hoje já nascem com os olhinhos abertos, vidrados, curiosos pelo mundo que os aguarda.
Mas mesmo com tanta inteligência desses pequenos,  isso não nos impedem de ajudá-los a se desenvolverem ainda mais, estimulando-os.
Desde que nascem, mesmo não parecendo os bebês tem interação com o meio onde vive. A gente as vezes pensa que eles não dão importância, mas na verdade tudo está sendo observado e isso ajuda na sua desenvoltura.
Aqui estão algumas ideias para fazer com seu bebê, dicas de estimulação precoce para você fazer com seu pequenino, lembrando sempre que todo esse plano de estimulação deve ser feito num ambiente acolhedor, afetivo, a criança tem que sentir querida, para a gerar segurança que ela precisa no momento da atividade.

O que fazer para estimular seu bebê?

-Cante para o seu bebê. A voz da mamãe o acalma e pode o divertir também, explore sons diferentes, variando o tom, o volume.
-Ouça músicas com ele, não necessariamente infantil sempre mas só o fato de ouvir músicas já o estimula.
-Use brinquedos sonoros como o chocalho e os móbiles.
-Apresente a ele a casa, vai conversando contando-lhe tudo o que se passa ao seu redor.
-Mostre objetos brilhantes ou coloridos em aproximadamente 20 cm de distância do bebê.
-Conduza os objetos para direita/esquerda, cima/baixo, longe/perto.
-Podem também cantar com objetos na mão.

Quando o bebê estiver mais firme e já conseguir sentar sozinho...

-Brincadeiras com bola pode ser uteis, pegar e soltar a bola com as mãozinhas.
-Deixa ele de bruços em cima de algo macio como um travesseiro, tapete fofo, e deixa-o olhando pra você, e gira o em cima do objeto de um lado para outro, fazendo giros completos com delicadeza também irá incentivar os estímulos para engatinhar.
Conforme o bebê for crescendo você pode estipular horários, colocando um quadro mostrando as atividades para ser realizadas no dia e outras a noite, para ele começar a ter noção de tempo, repetindo-as.
As vantagens de estimular o bebê são tantas, detre elas estão propiciar a eles organização psicomotora, controle dos movimentos, postura adequada, ritmo locomoção, noção espaço-temporal, coordenação, desenvolvimento das capacidades sensório-perceptivas, o potencial mental. E a lista vai longe.

Vai ser divertido, aproveitar esse tempo com ele e será um tempo gasto com qualidade.


Até o próximo, grande beijo!

Comentários